sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Relato de Parto - Luciana Moreira

Engravidei pela primeira vez com 17 anos. Foi uma mistura de sentimentos dentro de mim. Mas desde que descobri, meu bebê foi querido. Tive uma gestação complicada, pois sou asmática. Então eu sentia muita falta de ar. Eu morava sozinha com duas amigas, perto da faculdade, longe da minha familia. Apesar das dificuldades, minha gestação corria bem. Até que às 25 semanas eu entrei em trabalho de parto. As 2h da madrugada do dia 19/10/12 comecei sentir uma cólica fraquinha. Mas nem me liguei que poderia ser o inicio de trabalho de parto. Peguei no sono. Acordei as 5h e pouco com uma dor muito forte. Chamei minha amiga pra me ajudar. Quando fiquei de pé vi escorrendo muito sangue pelas minhas pernas. Entrei em desespero! Ela me levou pra maternidade e lá fui super mal atendida (registrei BO quando tive alta). Entrei na maternidade numa cadeira de rodas porque eu não conseguia andar. Me levaram pra sala do medico. Ele olhou pra mim e disse: "sobe aí na maca pra eu te examinar". Falei: "não consigo andar. O senhor pode me ajudar?" ele respondeu: "pra fazer você não precisou de ajuda né? Suba sozinha." então eu subi. Demorei mas subi. Ele me fez um toque e disse: "8cm de dilatação. Ta já expulsando." e mandou a enfermeira me levar pra sala de parto. Ela veio me dar uma bata pra vestir e ele disse que não dava tempo. Pra me levar daquele jeito mesmo. Na sala de parto aplicaram em mim uma injeção pra amadurecer o pulmão do meu filho e me colocaram no soro. As enfermeiras saíram e me deixaram lá sozinha. As dores estavam muito fortes e eu estava ficando desfalecida. Minha bolsa estourou as 8h da manhã. Um tempo depois senti uma coisinha na minha vagina. Coloquei a mão e senti um pézinho. Chamei a enfermeira e falei que ele ia nascer. Ela gritou de onde estava: "tem calma menina! Não vai nascer agora não". Senti vontade de fazer força. O pé foi mais pra fora um pouco. Só um. Comecei a implorar que ela viesse me ajudar, e ela veio. Fez uma cara de espanto, colocou a mao dentro da minha vagina. Puxou o outro pé e ficava puxando os dois pra o bebê sair. Eu fazia faculdade de enfermagem e sabia que era errado o que ela tava fazendo. Então pedi que ela esperasse o meu tempo e o tempo dele, que não puxasse pois tava me machucando. Ela nem ligou. Senti dor demais!!! Quando ele nasceu ela rapidinho saiu com ele da sala. Correndo. Uns 5min depois, voltou dizendo: "ele morreu. era muito novinho" e foi embora. Falei que queria vê-lo. Pedi pra ela trazer. Ela falou "ah, ja ta embalado!" me irritei e comecei falar alto "traga meu filho aquiiiii!!!" depois de eu pedir umas 4 vezes ela trouxe. Desembrulhei ele, e ficamos lá, eu e ele. Chorei minha dor, abracei, beijei... E fiquei com ele um tempo. Ele tinha 800g e 44cm. Estava todo formadinho... Depois devolvi pra outra enfermeira que viu meu estado e foi ficar comigo, foi super gentil. Sai de lá atormentada. As palavras não saiam da minha mente... O rosto do meu filho tambem não. Algo me faltava... Depois de uma semana, falei com meu marido (na época namorado) que eu queria outro bebê.  Não para substituir Miguel, mas pra amenizar minha dor.


Então em novembro/2012 engravidei novamente. Muitos disseram que foi loucura. Mas eu queria! E mais, queria que dessa vez tudo fosse diferente. Então fiz o pré natal para gestantes de alto risco, usei medicamentos pra asma, e desde o começo eu coloquei na cabeça que queria parto normal. Às 37 semanas e 4 dias, acordei sentindo uma dor forte por dentro da vagina. Não era cólica. Fui pra maternidade (não foi a mesma do outro parto). Lá a medica disse que ia me fazer um toque só pra eu me tranquilizar, mas que provavelmente era só desconforto de fim de gestação. Quando fez o toque, arregalou os olhos e disse "quase 6 cm de dilatação, Lu!!" e sorriu. Disse que eu já teria que ficar internada. Passei mais 3 dias lá, sendo monitorada. Sala individual, meu marido e minha mãe comigo. Fui super bem atendida. Fiz exercícios numa bola, andei, descansei... Ate que as contrações efetivas começaram 3 em 10min. Na hora das contrações meu marido fazia massagem com vaselina na minha lombar e aliviava bastante a dor. Comecei a me sentir exausta e pedi pra tomar um banho. Tomei, e sai renovada pra aguentar mais. Voltei pra bola e deixei cada contração entrar e sair, senti cada milimetro do meu corpo se preparar para meu filho passar. Suspirei e falei "vem filho! To pronta!" sentei na ponta da cama com as pernas aberta e senti sua cabecinha saindo. Todos que estavam comigo, vibraram!
E em 3 forças nasceu o meu principe, no dia 11/08/13 às 19:36 com 2,715kg. Tive um parto lindo! Sem episiotomia, sem soro, sem anestesia, sem medo e rodeado de amor. Não precisei levar pontos. Em menos de um ano, pari 2 vezes.
Somos uma geração de mulheres fortes, podemos parir! Basta acreditarmos em nós! Agora me preparo pra um parto domiciliar daqui a uns 3 anos. Porque eu amo parir

Nenhum comentário:

Postar um comentário