domingo, 4 de janeiro de 2015

Dia da Doula 18.12.2014 - Mônica Gominho



Ah se todas as mulheres ao parir tivessem ao seu lado, durante o trabalho de parto, o olhar sereno, a voz firme e as mãos doces de uma doula. Algumas pessoas ainda não conhecem o trabalho e a importância dela que vai além de uma figura profissional para apoio ao parto, é uma presença que reúne um misto de amizade e confiança no nosso próprio empoderamento de parir.
Para o parto acontecer de forma natural, a mulher só precisa se entregar a força do seu corpo e segurança da sua alma e ao instinto materno. Nenhum profissional é capaz de parir por nós, de sentir o que sentimos... óbvio! Mas, uma boa equipe humanizada embala aquele momento de maneira mais leve e dentro dessa equipe está a doula. No meu caminhar gestacional tive a honra de conhecer e criar laços com duas lindas doulas. E nos flashes do dia mais feliz da minha vida, recordo-me do sorriso calmo, daquelas mãozinhas abençoadas que não nos largam por nada, da atenção ao nosso bem estar físico e emocional, da intuição de saber as nossas vontades. É! É uma sintonia maravilhosa que essas mulheres lindas acabam tendo com a grávida.
No meu caso a sintonia teve muito antes do nascimento. Sei que nos dias de alguns desesperos pude contar com a palavra positiva e a vontade de quem assim como eu queria que tudo desse certo, que meu parto lindo e respeitoso acontecesse. Não existe limite de palavras e muito menos uma só palavra que resuma tudo que hoje eu sinto por elas. Mas uma coisa é certa, vão ficar marcadas para sempre no meu coração e na minha emoção. E o que eu posso desejar nesse Dia da Doula, além de parabéns claro, é que elas continuem nessa missão profissional com muitas e muitas mães, fazendo parte e contribuindo para a realização do dia mais feliz de muitas delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário