quarta-feira, 23 de março de 2016

Relato de Parto - Laissa Kelly



Tenho 19 anos, e sempre sonhei em ser mãe, correto que isso aconteceu mais cedo que o previsto, mas surpresa melhor não podia me acontecer.

Tudo começou dia 15 de maio, 38 semanas e 1 dia, passei em consulta com o GO que me acompanhou durante toda minha gravidez. Pré-Natal pelo SUS, e não tenho do que reclamar..Consultas de no mínimo 1 hora, e eu cheia de informação. 

Ok, voltemos para aquela sexta feira: Exame de toque. "Olha, 1cm de dilatação, colo fino e bebê super encaixado. - Caminhe bastante, seu bebe não vai demorar pra nascer.
Andei, dancei, limpei a casa, e até que chegou o sábado e eu passei o dia inteiro na cama, no final da tarde, andei um pouco, voltei pra casa, fiz a janta e comi. 22h uma cólica leve..Será? Avisei o marido, e ele achou a mesma coisa que eu, era apenas ansiedade, eu tinha acabado de fazer 38 semanas, na minha cabeça ainda era cedo. O tempo ia passando e as cólicas aumentando, tentei acompanhar, mas não consegui, mas lembro que era de 10 em 10 min +/-.



Meia noite, e elas já vinham mais regulares, meu marido começou a acompanhar comigo..Era realmente TP.

Sempre tive muito medo de ir pro hospital e eles me mandarem de volta pra casa, aguentei o máximo que eu consegui, até que.por volta das 2:20 da madrugada resolvemos ir para a maternidade. Tomei um banho, tentei me arrumar e saímos. Chegamos por volta de 3h no hospital. Tive meu bebe, num hospital escola, Leonor, que fica no Centro de São Paulo. Ai chegou a médica que ia me examinar, toque, 3cm...

"Não é trabalho de parto.'


Oi? Como assim? E aquela dor? Eu olhava pro meu marido e chorava, eu sabia que era hora do meu João vir ao mundo.
De repente ela me aparece com um bastão transparente, e explica: Vamos ver se o bebê fez cocô..
Como assim colega? É necessário? Eu acabei de fazer 38 semanas!

E aquela coisa entrou em mim, eu me retorcendo de dor, que abuso!

Me colocaram pra fazer o cardiotoco, acho que é assim que escreve, e aí, ela deduziu, que pelo aparelho eu não estava mesmo em trabalho de parto. E eu deitada, e aquela dor, e eu só queria andar, abaixar, rebolar..

Ela me disse que ia me dar algo pra fazer passar minha dor e me mandar pra casa. E eu disse que não, que depois de uma hora ela ia me examinar de novo. Ela concordou. Me deram buscopam..Que raiva, eu não queria nada.pendurado no meu braço, eu queria me movimentar.


Enfim, passou uma hora e veio outra doutora me examinar, 5cm.. Quanta felicidade! Me colocaram naquela camisola, mais antes me deram pra vestir uma coisa, como se fosse um tomara que caia, e falaram que o bebê ia ficar ali. Fiquei encantada.

Subi pra internação, e a partir daí tudo mudou, fui muito bem tratada, uma obstetra super novinha me atendeu e deixou que tudo fosse no meu tempo. Com 8cm minha bolsa ainda estava intacta, e ela me pediu pra estourar..Agora eu sei que não tinha necessidade, mas não culpo a doutora, pelo que eu pude notar, eles são ensinados assim. 
9cm, dor dor dor e dor!! Já não conseguia pensar. Chegou outra médica bem nova e me perguntou se podia me ajudar chegar aos 10 cm, isso já era umas 9h da manhã.

Autorizei, 10 cm. Vamos pra sala de parto mãezinha? 

Me colocaram naquela posição de frango assado, e pediram que a cada contração eu fizesse força..Até que eu ouvi que ia ter que fazer episio. Eu tentava dizer que não, mais não tinha força, assim me cortaram...

Força, Força!!! E eu achava que não ia conseguir, estava coroando.."olha como é cabeludo papai"..Isso me encorajou e eu fiz uma força indescritível, e a cabecinha saiu, em seguida o corpinho deslizou e ele veio na hora pra cima de mim, quentinho, tão lindo. Eu e meu marido não tínhamos nem palavras. A pediatra examinou ele por cima de mim, ele foi tirado por segundos pra ser pesado, e depois voltou para o meu corpo, estávamos colados, ele mamou nos primeiros minutos de vida..E assim aconteceu. As 9:38 de um domingo, nasceu meu João, com 48cm e 2,864kg...
Só depois de horas ele tomou banho..




Esqueci de citar que meu marido ficou comigo o tempo todo, é direito, porém eu sei que algumas maternidades ocultam isso.

Passei por procedimentos desnecessários, mas por falta de informação, não pude intervir... Percebo, que a nova geração de obstetras e etc são ensinados creio eu que de maneira errada, certos procedimentos são rotineiros, e acho que isso deve mudar.


Amei meu parto apesar de tudo, amei a humanização do hospital que deixou meu filho junto a mim todo o tempo, e muito obrigada por me dar a oportunidade de relatar o dia mais importante da minha vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário